FIERO - Federação da Indústria de Rondônia

FEDERAÇÃO DA INDÚSTRIA DE RONDÔNIA

Em busca de adequação às novas necessidades do setor de indústrias diante da Nova Economia 4.0, a FIERO (Federação da Indústria de Rondônia) buscou a DIPE para realizar uma Análise de Mercado Completa.

A FIERO, que engloba as instituições Sesi, Senai e IEL, sempre foi pautada em planejamentos estratégicos bem definidos e estruturados, porém ações e metas eram traçadas em cima do feeling dos seus gestores.

Chamada pela Fiero para prestar consultoria nesse aspecto, a DIPE foi estudar primeiramente o mercado para melhor entendê-lo, identificando as necessidades do público-alvo da federação: as indústrias.

Assim, o trabalho precisava delimitar o que as indústrias estavam querendo e precisando, levando em consideração as inovações a serem adotadas por elas para superar a estagnação do momento atual. Praticamente era dar voz aos empresários para sair da mesmice e, para tal, foi realizado um grande trabalho de coleta de informações, incluindo as seguintes metodologias:

- Pesquisa De Dados Secundários (Desk Research), que é um método no qual você procura e reúne informações de documentos já existentes para adquirir conhecimento sobre um determinado tópico, sendo também conhecida por buscar referenciais em pesquisas feitas para outros projetos, geralmente realizadas por entidades de classe ou órgãos públicos como o IBGE. Normalmente este método é usado antes de começar qualquer grande projeto de pesquisa, pois ajuda a criar conhecimentos que irão ajudar no planejamento das demais metodologias de pesquisa adotadas;

- Pesquisa Qualitativa a partir de entrevistas em grupo, quando possível, e/ou individuais, com o objetivo de tentar compreender os “fenômenos” comportamentais através da narrativa das partes interessantes (stakeholders), identificando as preferências e carências de cada indivíduo dentro do seu contexto. O uso desta metodologia focou na compreensão (e não na mensuração) de como era a deficiência das indústrias em relação à capacitação e gestão;

- Pesquisa Quantitativa, pois era preciso traduzir toda a informação coletada em dados, números, percentuais, a fim de criar indicadores e metas para o planejamento. Esta metodologia utiliza questionários estruturados que permitem a tabulação de respostas. O número de empresas entrevistadas segue uma rigorosa amostra com comprovação científica, onde o resultado obtido possibilita a representação real de todo o universo estudado, sendo um recorte da população, público-alvo da pesquisa.

No caso da Fiero, além das três metodologias de análise de mercado, foi realizado um estudo econômico-financeiro da instituição, referente aos anos anteriores, com vistas a dar embasamento ao seu planejamento, enfatizando-se a importância e a necessidade de fazê-lo também nas indústrias.

Diante do entendimento das mudanças do ambiente externo e do cenário interno, foi possível reconhecer os problemas e identificar as oportunidades de melhoria, possibilitando a estruturação de um plano detalhado com objetivos, estratégias, indicadores, metas, ações e responsáveis, que venha a se realizar em um período relativamente longo, de forma a atingir a visão de futuro almejada.

Coube à Fiero compreender a dimensão do que vem a ser o planejamento estratégico para as indústrias. É norteador para qualquer uma delas administrar e otimizar seus recursos para alcançar a estratégia do negócio, focando no que realmente importa em longo prazo, ou seja, naquilo que vai trazer mais prosperidade e sustentabilidade para elas.

Deseja otimizar seus recursos para alcançar a estratégia do negócio, focando no resultado a longo prazo? Venha para a DIPE e tenha seus objetivos ainda mais claros.

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