Pesquisa: a importância do conhecimento para a sua estratégia.

Seja para analisar a concorrência, entender o comportamento do cliente ou testar um produto no mercado antes de lançá-lo oficialmente, as Pesquisas de Mercado são uma ferramenta vital para o planejamento estratégico.

A Análise de Concorrência, por exemplo, nos permite criar uma matriz exclusiva de dados e, a partir dela, agir de forma mais competitiva. A metodologia permite:

  • Identificar os fatores-chave para determinar a satisfação do cliente
  • Saber a importância relativa de cada fator-chave para o cliente
  • Identificar como os clientes avaliam a empresa em relação aos fatores-chave
  • Identificar como os clientes avaliam os concorrentes em relação aos fatores-chave
  • Avaliar como está sua empresa com relação aos principais concorrentes

Saiba mais sobre os tipos de pesquisa:

PESQUISAS QUALITATIVAS

Através de entrevistas em profundidade, seja de forma individual ou em grupo, as pesquisas qualitativas visam entender e compreender estímulos que influenciam ou determinam o comportamento do ser humano, descobrindo e interpretando as motivações, o que está por trás de um ato, o que é subjacente.

Método muito utilizado para identificar tendências, problemas ou simplesmente para ajudar a desenvolver ideias e hipóteses para pesquisas quantitativas. Os resultados deste tipo de pesquisa são apresentados através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados, são dados totalmente analíticos e ricos em detalhes.

PESQUISAS QUANTITATIVAS

As pesquisas quantitativas têm como objetivo identificar a presença, medir a frequência e intensidade de comportamentos e atitudes de um determinado público-alvo. Essa abordagem gera medidas precisas, confiáveis e que podem ser replicadas para o universo estudado, pois se baseiam em amostragens.

As informações são coletadas por meio de um questionário estruturado, com perguntas claras e objetivas para garantir a uniformidade e padronização dos resultados. O relatório é composto por gráficos e/ou tabelas, apresentando dados numéricos que ajudam na tomada de decisões.